Você sabe o que é Tecnologia de Negócios (TN)?

Você sabe o que é Tecnologia de Negócios (TN)?

A Tecnologia de Negócios, ou TN, é a nova era na qual as empresas estão inseridas, uma evolução da TI tradicional. Antes, as corporações necessitavam dos aparatos tecnológicos para se desenvolverem, isso não fazia parte da sua essência. Hoje, os negócios são criados ao redor de novas tecnologias. As inovações é que impulsionam e permitem a criação de novos negócios.

Para entender melhor esse conceito da era da Tecnologia de negócio, nada como analisar algumas empresas que já nasceram imersas nesse cenário, tais como, Uber e Airbnb. Empresas que utilizaram a tecnologia para desenvolver seus negócios e para inovarem criando uma disruptividade.

O vice-presidente de pesquisas do Gartner, Cassio Dreyfuss, acredita que a área de Tecnologia da Informação (TI) é a mais preparada para conduzir o processo de transformação digital das empresas. Completou ainda, a TI é o único setor que conhece todas as informações usadas na empresa, os processos, além de ser a mais indicada para conduzir programas e projetos.

Conheça as tecnologias que irão impulsionar a criação de novos negócios

Big Data

O Big Data é uma quantidade extremamente grande de dados que pode dar muitas respostas. Basta que sejam feitas as perguntas certas e que saibamos extrair as informações base. Pode ser muito útil para diversas áreas propondo soluções para as demandas a partir da análise de dados.

Chatbots

Os Chatbots já são usados por algumas empresas no atendimento de clientes. Ainda não são utilizados de forma massiva. Eles podem substituir os seres humanos em algumas tarefas e atividades. Porém, ainda não vimos um uso massivo e direcionado dessa tecnologia.

Inteligência Artificial

Hoje, graças aos assistentes virtuais, já podemos vivenciar alguns momentos de Inteligência Artificial. Porém, ainda levará um tempo para aplicação da verdadeira IA.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é o conceito que tenta trazer a conectividade a objetos que antes só estavam conectados à tomada. Eletrodomésticos, eletrônicos e até móveis podem estar ligados a internet e trazer informações úteis aos seus donos.

Aprendizagem Computacional

A aprendizagem computacional junto a inteligência artificial, é o que vai permitir o crescimento exponencial da máquina. Os sistemas passarão a ter a capacidade de aprender sozinhos e criar interpretações com base nos modelos que eles próprios vão criar. Essas inovações, em diferentes graus, já estão presentes em nossa sociedade. E muitas outras ainda poderão fazer parte dessa revolução, como experiências imersivas (realidade virtual, aumentada e mista), Blockchain e a Computação em Nuvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *