Serviços de Nuvem para Sua Empresa e a Segurança dos Dados

Serviços de Nuvem para Sua Empresa e a Segurança dos Dados

A computação em nuvem (cloud computing) tem ganhado espaço nas empresas que desejam aumentar a segurança de dados, pois as opções disponíveis no mercado contam com sistemas de segurança mais completos. Além disso, a redução dos custos com manutenção e energia elétrica, por não precisar de um servidor próprio, também são fatores atrativos.

Segundo a State of the Cloud Survey 2018, pesquisa realizada pela RightScale, 96% das empresas utilizam serviços de nuvem terceirizados, sejam privados ou públicos para armazenar suas informações. Porém, 77% das empresas ainda consideram a segurança na nuvem um dos principais desafios. Já que informações e dados sigilosos ficarão a cargo de um serviço terceirizado. É necessário ter cautela ao contratar esse tipo de serviço e estar atento a alguns aspectos.

Confiabilidade do Serviço

Verifique a reputação da empresa do seu provedor de nuvem. Se já houve algum tipo de vazamento de dados e se ela possui algumas certificações, além do seu histórico no mercado. Isso é de extrema relevância já que ela estará responsável pela gestão dos seus dados.

Informações de Seu Contrato

Antes de assinar um contrato verifique todas as informações detalhadamente, e principalmente dos termos de privacidade de dados, além das cláusulas que devem responsabilizar a empresa, caso ocorra algum dano ou perda dos dados.

Controle na Segurança dos Dados e Acesso as Informações

É preciso analisar de forma minuciosa as opções de proteção de dados sensíveis oferecidas pelos provedores de serviços de cloud computing, a infraestrutura de armazenamento, a fluência dos dados através da rede e também verificar os quesitos necessários para a segurança. A equipe interna de TI da empresa deve ter uma preocupação ainda maior com a limitação de acesso das informações, já que agora dividirá esse serviço com uma empresa terceirizada. A decisão de quais informações devem ser migradas ou não para a nuvem deve partir dos gestores.

Busca de Soluções Estratégicas de Mitigação de Risco para Sua Empresa

É de extrema importância que a sua empresa possua um plano estratégico em caso de algum acontecimento eventual de risco causado por ação humana ou por um desastre natural, por exemplo. A intenção é reduzir a vulnerabilidade da empresa, o impacto das falhas e melhorar o tempo de resposta. Esse plano precisa ser simples e rápido para pronta recuperação das atividades diárias da empresa.

Possíveis Prejuízos para o Seu Negócio Causado por Falhas na Segurança

  • Roubo de dados e de arquivos confidenciais;
  • Fraudes;
  • Insatisfação dos clientes e até perdas;
  • Produtividade reduzida;
  • Prejuízos financeiros.

O armazenamento de arquivos em nuvem é uma solução muito vantajosa para sua empresa, desde que as políticas de segurança sejam aplicadas de forma apropriada visando a proteção de todos os dados e evitando surpresas desagradáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *