Planeje e Tenha um Melhor Desempenho em Marketing e Vendas Gastando Menos

Planeje e Tenha um Melhor Desempenho em Marketing e Vendas Gastando Menos

Para conseguir um melhor desempenho em Marketing e Vendas, gastando menos, a sua empresa precisa de um bom planejamento e um conjunto de estratégias que nortearão todo o processo. Algumas das estratégias que devem ser utilizadas são: Planejamento de Marketing, Investimento em Marketing Digital e uma atenção especial ao Marketing de Performance.

Invista em Estratégias de Marketing Digital

As estratégias de Marketing Digital têm o intuito de identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores, a fim de gerar mais lucro para o seu negócio com um custo reduzido. Elas envolvem atividades como:

Algumas Dicas para Implantar em Seu Negócio Gastando Pouco

  • Abuse das redes sociais;
  • Planeje sorteios;
  • Realize concursos;
  • Ofereça descontos;
  • Crie programas de fidelidade;
  • Presenteie com brindes;
  • Realize ações sociais;
  • Firme parcerias com outras empresas;
  • Não esqueça dos clientes que já possui.

Com tanta turbulência no setor econômico do país, muitas empresas estão sofrendo com a grande pressão de ter que aumentar as vendas e mostrar resultados com um orçamento bastante apertado. Mas toda necessidade, gera uma oportunidade e no meio desse cenário, surgiu o conceito de Marketing de Performance como uma alternativa viável para ajudar as empresas de forma equilibrada sem afetar suas finanças. Com ele, não é a quantidade de dinheiro investido em si, mas a forma como você o aplica e os resultados que obtém, ou seja, o objetivo é alcançar mais com menos.

Você Sabe o que é Marketing de Performance?

O Marketing de Performance é uma estratégia indispensável para empresas dos mais variados segmentos, que buscam baixos custos, porém mantendo a competitividade no mercado. Ele permite a mensuração do rendimento do seu negócio, tendo como base os seus investimentos. Com essa estratégia é possível avaliar a taxa de retorno sobre o investimento (ROI) de cada uma das campanhas realizadas. Assim, com as informações precisas, as empresas podem elaborar ações de marketing muito mais objetivas e efetivas, de acordo com o seu público-alvo.

Como Planejar uma Campanha de Marketing de Performance?

O planejamento de uma campanha de Marketing de Performance se baseia na definição de objetivos de forma clara e coerente. Após, essa definição, a tarefa é criar um plano estratégico para alcançá-los. Para obter o sucesso esperado em sua campanha, conheça alguns passos essenciais:

Conheça seu Público-Alvo

Uma análise profunda de seu público-alvo que procura entender quem são eles, seus hábitos de consumo, como eles se comportam durante a navegação na internet, quais as suas preferências, como interagem, isso é essencial para a definição das ações e os canais de comunicações a serem utilizados em sua campanha.

Defina Seus Indicadores de Desempenho

Os indicadores de desempenho (KPIs) são de suma importância para análise do desempenho de suas ações de Marketing de Performance, principalmente o ROI. Eles auxiliam a verificar se suas estratégias estão sendo efetivas ou não. E podem variar de acordo com cada objetivo proposto e cada canal de comunicação escolhido para divulgação.

Escolha os Canais Mais Adequados para Fazer Seu Marketing de Performance

Após conhecer seu público-alvo, definir seus objetivos e verificar quais indicadores de desempenho serão úteis para mensurar seus resultados, veja alguns dos principais canais onde poderá aplicar o marketing de performance:

Otimize Suas Campanhas Constantemente

As campanhas precisam ser revisadas constantemente para verificar os números e quais os canais de maior retorno. O trabalho contínuo de otimização de suas estratégias é fundamental para o sucesso do Marketing de Performance. A otimização é um processo importante para a correção das falhas que possam estar ocorrendo nos diversos canais de divulgação, pois o ROI de suas ações dependerá imensamente de uma manutenção cuidadosa das suas campanhas.

Mensure Seus Dados

O Marketing de Performance permite a mensuração de dados em qualquer tipo de ação, seja em estratégias orgânicas, e-mail marketing, anúncios pagos, links patrocinados, dentre outras. Ele trabalha com estratégias de comunicação mensuráveis e com indicadores de desempenho capazes de medir o resultado de cada ação, mostrando quanto cada uma delas trouxe de retorno de vendas. Isso possibilita a mudança de estratégia sempre que não alcançar os resultados desejados.

Conheça Alguns Exemplos de Ações de Marketing de Performance que Podem Ser Mensuradas:

  • Número de vendas;
  • Número de cliques;
  • Número de leads convertidos;
  • Ticket médio;
  • Custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Tempo de vida do cliente (LTV);
  • Retenção de clientes (CRR).

Além destes, o ROI, um dos KPIs (indicadores de desempenho) mais importantes para o Marketing de Performance.

Dicas para Escolher as Suas Métricas

  • Utilize taxas de crescimento em vez de números absolutos;
  • Estabeleça um período para ser analisado, normalmente utilizam-se os semanais ou mensais;
  • Defina um objetivo real e alcançável.

Atenção às Métricas Irreais!

Não se iluda com métricas irreais, que não mostram a real performance de uma empresa, tais como: número de visualizações de páginas, usuários registrados ou downloads do aplicativo. Esses podem ser sinais de atração e crescimento, mas não ajudam na tomada de decisão de forma assertiva. Já as métricas acionáveis (actionable metrics) podem expressar o real potencial e crescimento de um negócio. Entre outros indicadores, custos de aquisição, crescimento de receita, engajamento de clientes podem realmente indicar o sucesso ou fracasso de uma empresa. Os resultados bons ou ruins sempre te darão insights e recursos para tomar decisões mais rápidas e inteligentes.

Criatividade para Encontrar Soluções Inovadoras

Para não comprometer tanto os recursos financeiros de sua empresa, você precisa usar a criatividade para buscar meios alternativos e encontrar soluções inovadoras, a fim de atingir objetivos estabelecidos. A estratégia de Growth Hacking é uma das possibilidades. Por exemplo, a empresa oferece algo que tem valor para o usuário, porém não representa um custo alto para ela. Em troca, pede para que o usuário indique outros amigos e assim, aumenta sua base de clientes sem muito esforço. A estratégia também é conhecida como Member Get Member, onde novos clientes são trazidos por clientes antigos, o que reduz custo de captação e aumenta a taxa de conversão. Um exemplo bem sucedido é o da Dropbox.

Porém, mais importante que definir como vai fazer e quais estratégias de marketing utilizar em sua empresa, é ter propósitos e objetivos claros, isso irá garantir seu sucesso!

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