Os 5 Mitos Sobre Networking e Como Melhorar o Seu?

Os 5 Mitos Sobre Networking e Como Melhorar o Seu?

Ter contatos é muito importante para a sua carreira profissional. Um estudo recente realizado pela consultoria Lee Hecht Harrison descobriu que 63% dos profissionais conseguem mudar de emprego por indicações de um conhecido. Desenvolver e cultivar uma rede de contatos é uma tarefa fundamental para a carreira, e a maioria dos profissionais sabe disso. Entretanto, muitas pessoas deixam de construir seu networking por introversão, timidez ou falta de tempo. Porém, é preciso desmistificar alguns mitos e tomar certos cuidados no momento de interagir e criar oportunidades de relacionamentos profissionais.

Networking é Somente Troca de Cartões

Se você pensa assim, está completamente enganado. Pois, não adianta ter uma coleção de cartões, se você não se relaciona com as pessoas. Somente interagindo é que você será lembrado em futuras oportunidades. Dica: Não saia adicionando todo mundo em sua Rede Profissional LinkdIn, seja estratégico.

Você Vai Parecer Interesseiro

Esse é um pensamento mais comum entre as pessoas que são muito tímidas. Elas acabam lembrando sempre de experiências negativas que já viveram ao interagir com outras pessoas no passado. Dica: O ideal é que sempre ao nos aproximarmos de alguém possamos ir além das questões de trabalho, profissionais, e sim, interagirmos com a pessoa até que se entre de forma natural no assunto de interesse.

Abordagem em Eventos é Inconveniente

Criar oportunidades de networking através da participação de eventos é um comportamento até muito comum, não há nada de errado nisso. Você precisa apenas analisar o local, o tipo de evento e a forma de abordar as pessoas para não se equivocar, e aí sim, se tornar inconveniente. Em um primeiro momento de interação procure saber sobre a pessoa, não se aproxime de forma agressiva e nem fale o tempo inteiro sobre você. Dica: Você pode procurar o organizador do evento e pedir que ele te apresente para outros convidados, ou ainda, pode utilizar um dos assuntos abordados durante o evento para quebrar o gelo com alguém.

Não é Preciso Cuidar dos Relacionamentos

Esse é um erro muito comum, as pessoas não cuidam do relacionamento com seus contatos quando está tudo bem. Só procuram uma pessoa de seu meio profissional quando estão precisando de um favor. Dica: O ideal é que você estabeleça uma relação mútua com seus contatos, de troca. Assim, você nunca será inconveniente e não cairá no esquecimento.

Qualquer Networking é Bom

É verdade que é bom que não se perca uma oportunidade, mas em contrapartida não é bom que não se tenha foco e estratégia. Não desperdice o seu tempo com conversas e pessoas que não agreguem valor a sua rede de contatos. Dica: Não foque apenas em contatos da sua área. Expandir sua rede de contatos para áreas diversificadas, poderá ser muito proveitoso para a sua carreira profissional.

Amplie seu networking e tenha sucesso em sua carreira profissional

  • Crie um diferencial;
  • Seja ousado;
  • Seja relevante;
  • Mapeie interesses;
  • Estimule a troca;
  • Evite ser mal interpretado;
  • Aproxime-se das pessoas criando vínculos, sintonia e identidade;
  • Saiba priorizar, definindo o que é importante, conversando com essas pessoas de sua rede;
  • Frequente workshops, palestras motivacionais, lugares para ampliar sua rede;
  • Fale sobre suas atividades, sobre seu trabalho, e na hora de contatá-los envie e-mails individuais;
  • Ouça mais, procure ouvir ativamente quando encontrar alguém pela primeira vez, se apresentar a alguém em algum evento, formulando perguntas que gostaria de fazer, sempre com disciplina e mostrando seu valor;

Utilize a internet a seu favor

As redes sociais contribuem e muito para facilitar a proximidade entre as pessoas. E se o seu desejo é fazer contatos profissionais e manter relacionamentos que possam ajudar a alavancar a sua carreira, é necessário manter uma postura profissional. Separe o seu perfil pessoal, de seu perfil profissional.

Com essas dicas você conseguirá interagir melhor com a sua rede de contatos. Te desejamos muito sucesso em sua carreira profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *