O que é Indústria 4.0?

O que é Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 ou o que seria a chamada 4ª Revolução Industrial, é um conceito de indústria proposto recentemente, e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

Contexto Histórico

1ª Revolução Industrial (1780) – Mecânica

2ª Revolução Industrial (1870) – Elétrica

3ª Revolução Industrial (1969) – Automação

Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial (Atual/Futuro)

infografico industria 1

Fonte: Endeavor Brasil

A Indústria 4.0 ainda é mais um conceito do que uma realidade, mas está sendo motivada por três grandes mudanças no mundo industrial produtivo:

  • Avanço exponencial da capacidade dos computadores;
  • Novas estratégias de inovação (pessoas, pesquisa e tecnologia);
  • Imensa quantidade de informação digitalizada.

As principais tecnologias que permitem a fusão dos mundos físico, digital e biológico são a Manufatura Aditiva, a Inteligência artificial (IA), a internet das coisas (IoT), a Biologia Sintética e os Sistemas Ciber-Físicos (CPS). Com isso, os processos de produção se tornarão cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Isso significa ainda, um novo período no contexto das grandes revoluções industriais.

infografico industria 2

Fonte: Endeavor Brasil

Diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

No Brasil, o desafio é transformar a indústria de hoje, que representa menos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), e se encontra na 69ª colocação no Índice Global de Inovação, a criar a indústria do futuro.

Principais Benefícios da indústria 4.0

A indústria 4.0 pode trazer benefícios favoráveis à saúde e a segurança dos funcionários. O gerenciamento de estoque será mais eficaz, o controle de resultados da empresa vai ser mais fundamentado, substancial e garantido.
Os benefícios para as empresas, tanto em relação ao processo de produção e gerenciamento da indústria, quanto na relação com o cliente, serão pautados na velocidade.

Alguns deles são:

  • Aumento de produtividade por meio da otimização e automação;
  • Capacidade de operação em tempo integral;
  • Digitalização dos produtos em um ecossistema interconectado;
  • Os dados gerados hoje moldam os produtos de amanhã;
  • Prever o que vai acontecer antes de a linha de produção parar;
  • Descentralização de processos;
  • Customização dos produtos em larga escala.

A dinâmica do mercado será marcada por agilidade na informação, inovação e respostas das empresas ao mercado. Por isso, a necessidade de adequação das empresas às novas tecnologias.

Impactos da Indústria 4.0

A previsão é que a quarta revolução industrial gere grandes impactos no mercado de trabalho e nas ofertas de mão de obra. Aos poucos os trabalhos manuais e repetitivos darão lugar a recursos automatizados (robôs ou máquinas). O conhecimento técnico e habilidades específicas serão exigidas dos profissionais nesse novo cenário. Formações em áreas tecnológicas envolvendo conhecimentos sobre Tecnologia da Informação (TI) serão altamente valiosas.

Desafios da Indústria 4.0

Um dos principais desafios será na questão dos problemas quanto a segurança de dados, que deverá ser redobrada. Já que com a integração de sistemas, o acesso será bem maior. Outro ponto, está ligado aos possíveis problemas técnicos, pois as interrupções de produção sairão bem caras para os empresários. Além disso, outros grandes desafios da indústria 4.0 serão – a integração de tecnologias ao sistema de produção, a formação de resultados confiáveis e a estabilidade dessa integração. Sem contar com o fato de a automação de inúmeros processos, ocasionar a diminuição da atividade humana, e consequentemente, o desemprego de muitas pessoas. O que gera uma grande preocupação para as pessoas.

O que esse mercado espera dos profissionais?

Os profissionais precisarão ter capacidade de adaptação para comunicar e liderar esse quadro de transformação digital no trabalho. Principalmente, quanto ao domínio das tecnologias presentes na indústria 4.0. Já que as principais habilidades consideradas importantes hoje no mercado, nos próximos 5 anos, por exemplo, terão sido substituídas, e que em um futuro próximo haverá uma crescente substituição das atividades humanas por sistemas baseados em inteligência artificial.

  • Gestão inovadora – Mais velocidade ao processo de inovação, isso combinado a estratégia e criatividade;
  • Multidisciplinaridade – Uma mesma equipe pode lidar com conceitos de diferentes naturezas para um processo ou projeto, por exemplo;
  • Criatividade – As mentes criativas são essenciais para conseguir desvendar o potencial da transformação digital dentro da empresa e/ ou negócio.

A sobrevivência das empresas no Mercado dependerá do posicionamento delas em relação as transformações digitais e sua adaptabilidade.

A indústria 4.0 é um novo conceito que caminha para realidade e que em breve, transformará o modo como lidamos hoje, com a produção de bens de consumo e materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *