Ambiente Digital Estimula a Produtividade

Ambiente Digital Estimula a Produtividade

A tecnologia tem tornado o nosso dia a dia mais eficiente, além de proporcionar diversas oportunidades de capacitação, desenvolvimento e aprendizado. Ela também tem sido uma grande aliada nos ambientes de trabalho.

Segundo um estudo da global Aruba (uma empresa da Hewlett Packard Enterprise Company), funcionários que trabalham em ambientes digitais não apenas são mais produtivos como também mais motivados, têm uma taxa maior de satisfação com seus trabalhos e registram maior sensação de bem-estar. O estudo revela ainda que, os benefícios superam a produtividade, porém as organizações precisarão se preparar para os riscos relacionados a segurança de dados, o que já é uma preocupação nacional e internacional.

As corporações têm percebido que um espaço para ser efetivo e produtivo deve ser focado na experiência e acomodar estilos de trabalho abrangendo diversas gerações e tipos de personalidades. Quando os trabalhadores se sentem confortáveis em um espaço, cumprem melhor suas tarefas e será mais difícil que eles aceitem outros convites de trabalho.

O The Right Technologies Unlock the Potential of the Digital Workplace (“Tecnologias certas destravam o potencial do lugar de trabalho digital”), foi o estudo que revelou tanto benefícios para os funcionários quanto para os negócios em um ambiente de trabalho mais focado no digital. Ele contou com dados de 7 mil empregados da global Aruba (uma empresa da Hewlett Packard Enterprise Company), entrevistados em 15 países.

A conclusão do estudo é de que 51% estão mais propensos a ter alta satisfação no trabalho e 43% têm maior probabilidade de ter uma percepção positiva sobre sua vida no trabalho que os chamados “atrasados digitais” (aqueles que têm menos acesso a tecnologias no ambiente de trabalho). Os revolucionários também são 60% maior propensos a serem motivados no trabalho e 91% têm maior probabilidade de defender a visão de sua companhia. Os revolucionários afirmaram que têm visto um desenvolvimento profissional e crescimento com o uso da tecnologia digital e representam (65%), em comparação com apenas (31%) dos Atrasados. Entre outros resultados positivos do levantamento.

A pesquisa também aponta que as companhias devem estar mais atentas, à medida que os funcionários em um ambiente digital estão assumindo riscos maiores com relação à segurança de dados e informações. Um desafio para os trabalhadores e também para as empresas.

Ambiente de trabalho inteligente com Internet das Coisas (IoT)

A utilização de aplicações que tornam o ambiente de trabalho mais inteligente proporcionam resultados significativos em relação ao aumento da eficiência nos negócios e inovações.

Veja o infográfico com a projeção de cenário até 2019 para as empresas que adotarem a tecnologia de Internet das Coisas (IoT), transformando suas corporações em ambientes de trabalho inteligentes, e consequentemente, muito mais produtivos.

A tecnologia utilizada como ferramenta de Gestão

A utilização da tecnologia como ferramenta de gestão tem possibilitado uma série de melhorias que aumentam a produtividade no ambiente de trabalho são elas:

  • Agilidade na execução das tarefas;
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Maior mobilidade para os profissionais;
  • Maior qualidade nos serviços oferecidos;
  • Incentivo a inovação;
  • Automação de chamadas e seus benefícios;
  • Precisão da tecnologia no momento da identificação de erros;
  • Treinamentos mais eficientes;
  • Diminuição nos custos.

As organizações começaram a enxergar que precisam se posicionar e acompanhar os avanços tecnológicos nos mais diversos âmbitos para se tornarem diferenciais no mercado, proporcionarem ambientes mais eficientes e produtivos e contarem com uma equipe de funcionários mais satisfeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *