Todo mundo sabe que os aplicativos mobile estão cada vez mais presentes entre as pessoas em todo o mundo. Mas e no Brasil, como estão as métricas? Seria uma boa ideia investir nesse mercado? Para responder a essas perguntas e avaliar o cenário brasileiro de aplicativos mobile, recentemente foi realizada a pesquisa Panorama, através de uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. Ao longo de Abril de 2017 foram entrevistados 1904 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. Acompanhe os detalhes a seguir e confira o resultado do estudo.
Cenário geral
De acordo com a pesquisa, o cenário geral para o uso de aplicativos mobile no Brasil aponta:
- A grande maioria dos usuários utiliza o Android como sistema operacional em seus aparelhos, ficando com 87% dos pesquisados. O iOS aparece com apenas 8% e o Windows Phone com 4%.
- 48,5% dos pesquisados revelaram que possuem um smartphone há mais de 3 anos. Por outro lado, 35,2% revelou usar um aparelho entre um ou três anos e apenas 16% revelou usar um smartphone a menos de um ano.
Volatilidade e preferências
A pesquisa também apresentou dados em relação às preferências atuais dos usuários e a frequência com que eles costumam instalar e desinstalar aplicativos em seus aparelhos. O resultado foi:
- 94% afirmam que já baixaram e instalaram algum aplicativo em seu smartphone.
- Apenas 13,3% já compraram algum aplicativo para o seu smartphone, sendo que o perfil médio desse seleto grupo é formado por homens, entre 16 e 29 anos, da classe A ou B, com iPhone.
- 46,2% afirmaram que já realizaram compras dentro de um aplicativo, atestando o sucesso do modelo de aplicativos freemium onde o app é disponibilizado gratuitamente, mas oferece opções adicionais à venda como o desbloqueio de funcionalidades, o acesso a conteúdo extras etc.
- 56,3% dos usuários que nunca compraram um app alegaram não ver necessidade para tal, ou seja, os aplicativos gratuitos satisfazem as necessidades desse público.
- 47,6% dos entrevistados revelaram que instalaram um app novo há mais de 24 horas e menos de 6 meses. Com um percentual muito semelhante, 47,9% afirmaram que desinstalaram algum app de seus smartphones há mais de 24 horas e menos de 6 meses.
Aplicativos que dominam a homescreen e games preferidos
Estar na homescreen, ou tela principal dos usuários é o desejo de todo desenvolvedor de aplicativos, afinal, é na tela inicial onde o usuário acessa facilmente o app.
Segundo a pesquisa, os aplicativos que atualmente dominam a tela principal dos usuários são:
Aplicativo | Predominância |
---|---|
66% | |
57,5% | |
32,4% | |
Facebook Messenger | 20,4% |
Além disso, o estudo aponta que Candy Crush Saga e Clash of Clans são os games mais jogados pelos usuários via smartphone.
- Candy Crush Saga é mais preferido pelas mulheres (17,5% afirmaram que este é o seu jogo preferido com apenas 4,5% dos homens).
- Clash of Clans tem maior preferência pelo público masculino (9,7% dos homens afirmaram que este é o seu jogo favorito contra apenas 2,5% do público feminino.
- Farm Heroes, Super Mario Run e Pokémon Go aparecem em terceiro, quarto e quinto lugar na preferência dos usuários.
Serviços de entretenimento, segurança e backup
A proporção de internautas brasileiros com smartphone que declaram ser assinantes de algum serviço de entretenimento com pagamento de mensalidade e cuja utilização acontece predominantemente através de app no aparelho também foi tema da pesquisa.
Segundo o estudo, apenas 23,6% faz uso desse serviço. E desse total de assinantes, 63% afirmaram usar a Netflix, 21,3% usam o Spotify, 4,7% o Deezer, 3,6% usam o Globo Play e 2,1% usam o serviço Google Play Music.
No quesito de segurança, a pesquisa aponta que 45,1% dos usuários usam algum aplicativo de antivírus em seus dispositivos, sendo o Avast líder do ranking com 32,1%, seguido por PSafe com 14,3% e AVG com 11,8%.
Por fim, no quesito de backup, apenas 4,1% afirmaram usar backup pago para salvar os dados do seu smartphone na nuvem. Dessa pequena proporção, o Google Drive aparece no topo com 22,8%, seguido de OneDrive com 16,5%, iCloud com 11,8% e TIM Backup com 7,6%.
Conclusão
Ao analisar os números da pesquisa é possível concluir que o Brasil é um mercado em pleno crescimento para o uso de aplicativos.
No entanto, a maior parte dos aparelhos é composta por modelo Android de baixo custo, ou seja, possuem pouca memória e acabam obrigando os usuários a realizarem constante malabarismos para instalar e desinstalar aplicativos para reorganizar o espaço conforme as suas prioridades.
De maneira geral, o brasileiro não costuma optar por aplicativos pagos, no entanto, o modelo freemium tem se destacado cada vez mais. Além disso, o fato dos brasileiros estarem constantemente testando novos aplicativos abre oportunidades para quem deseja empreender neste mercado criando o próprio app, uma vez que os usuários têm ido além do uso de aplicativos mais comuns com WhatsApp e Facebook.
E então, achou promissor o uso de aplicativos no Brasil? Que tal investir na criação do seu próprio app e lucrar com isso? Conte com a Dub Soluções como a parceria ideal para o seu empreendimento!