10 Dicas para Usar o Instagram de Forma Profissional

10 Dicas para Usar o Instagram de Forma Profissional

O Instagram alcançou recentemente a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Isso quer dizer que, 1 bilhão de pessoas diferentes acessam o app pelo menos uma vez por mês em seus smartphones ao redor do mundo, seja apenas para ver o feed, conferir Stories, conversar com amigos ou mesmo descobrir novas contas para seguir.

O app tem uma taxa média de crescimento trimestral de 5%, já ultrapassou o Facebook com taxa média de 3,14% e também, o seu principal, porém distante concorrente Snapchat com 2,13%. Estima-se que a plataforma do Instagram consiga gerar 28% de toda a receita arrecadada pelo Facebook Inc. Portanto, é de extrema relevância que você utilize todos os recursos que essa plataforma oferece para alavancar o seu negócio. Selecionamos 10 dicas para você utilizar sua conta do Instagram de forma profissional:

1) Mude o Seu Perfil Pessoal para um Perfil Comercial

Vincule o seu perfil do Instagram com uma fanpage do Facebook, e em seguida mude o perfil da sua página de comum, para comercial. Assim, você poderá incluir informações detalhadas do seu negócio, expor seu produto ou serviço de forma organizada, como adquiri-lo, formas de pagamento, informar seu contato e localização.

instagram mudando para perfil comercial

2) 10 – Crie “Personas” para entender quem são seus clientes

Crie um perfil ideal para o seu cliente, simule idade, profissão, hábitos, estilo de vida, problemas e nomeie esse seu cliente, pronto você já tem uma Persona. Replique o processo entre 3 a 5 vezes, para que você não corra o risco de sair da proposta de valor de seu negócio e nem diversificar demais as publicações. Assim, você consegue mensurar os possíveis clientes de seu negócio e começa a direcionar de forma muito mais assertiva as suas publicações.

Para facilitar o processo de criação de personas, indicamos os seguintes sites:

3) Publique Fotos e Vídeos de Qualidade. Imagem é Tudo!

Nunca publique em seu perfil comercial do Instagram fotos ou vídeos de baixa qualidade, com ângulos desfavoráveis ou montagens mal feitas, pois isso trará um efeito muito negativo sobre a sua Marca logo de cara. Como a maioria das pessoas que está iniciando um negócio não tem dinheiro para contratar um fotógrafo profissional para ficar a disposição, existem alguns aplicativos na internet que nos auxiliam nas edições de fotos, ajuste de brilho, filtros, iluminação para compor o visual de suas postagens comerciais.

Com o Canva, por exemplo, você pode criar layouts incríveis para as suas postagens, podendo escolher a rede social que deseja publicar, utilizando modelos prontos, fazendo o upload de sua foto e editando o texto e as imagens, Uma ajuda e tanto para quem possui um perfil comercial. Você pode utilizar ele no computador ou baixar em seu smartphone nas versões IOS ou Android. Existem ainda, outros aplicativos gratuitos e também alguns pagos para te auxiliarem nessas tarefas.

4) Utilize Hashtags e Crie Links para as Suas Postagens

Você pode utilizar diversas hashtags para aumentar as chances do seu negócio ser encontrado. Estude as hashtags relacionadas ao seu negócio, as mais buscadas no Instagram, além daquelas mais gerais e utilize o bom senso quanto a quantidade delas por publicação. E crie links para agregar às suas postagens.

5) Aproveite os Melhores Dias e Horários para as Publicações

Você precisa entender bem o seu público-alvo para definir quais os melhores dias e horários para publicar em seu Instagram, a fim de garantir um maior número de visualizações e o engajamento com as postagens. Estudos e pesquisas podem te ajudar muito a definir os comportamentos do seu público e traçar as melhores estratégias a serem colocadas em prática. Inspire-se utilizando o www.pinterest.com e veja o que as pessoas estão publicando diariamente sobre diversos assuntos.

6) Análise de Métricas

Com o perfil comercial do Instagram, você pode analisar todos os dados de acesso ao perfil por meio da ferramenta de negócios. Relatórios com informações úteis para o gerenciamento da página podem ser gerados. Você pode analisar as métricas do número de pessoas que visualizaram suas postagens, perfil de seus seguidores (faixa etária, gênero e localização). Isso te ajudará a entender comportamentos dos seguidores e investir em conteúdo de interesse deles.

7) Crie Relacionamento com o Seu Público

As pessoas gostam e querem se conectar as Marcas e interagir com elas. Portanto, separe um tempo do seu dia para se relacionar com os seus clientes. Você precisa de pequenas ações diárias que fazem toda a diferença para trazer mais engajamento para o seu negócio:

  • Curta e comente em algumas fotos dos seus seguidores todo dia;
  • Responda aos comentários feitos em todas as suas publicações;
  • Mencione os seus clientes ao responder as postagens, além de pessoas influentes do seu meio em publicações: Blogueiras, Celebridades, Lojas parceiras, YouTubers etc.

É fundamental ser atencioso nos comentários e mensagens diretas, com o objetivo de atender rápido e de maneira precisa a cada dúvida. Além disso, você pode interagir com seus clientes criando enquetes e fazendo perguntas nas legendas de suas fotos. Incentive o engajamento das pessoas!

8) Agende e Patrocine Seus Posts

Para otimizar o tempo, utilize o recurso do agendamento de postagens. Assim, você programa os seus posts para serem publicados automaticamente através de sua conta, nos dias e horários desejados. Já, a fim de aumentar o alcance do conteúdo de seus posts, você deve avaliar a possibilidade de investir em anúncios patrocinados, assim as pessoas que ainda não seguem a sua página terão a oportunidade de conhecer o seu negócio. Para isso, identifique para que público quer falar, para que o dinheiro investido te proporcione o retorno esperado e só publique conteúdos relevantes.

9) Seja Autêntico e Criativo

O que o seu público espera é autenticidade e criatividade na hora de criar seus vídeos, conte a história da sua Marca através de fotos que demonstrem a essência de seu negócio. Conecte as pessoas ao seu negócio através de ações de marketing, fotos delas utilizando seus produtos ou serviços, com depoimentos positivos, entre outras. Outra dica é procure contar ao menos uma história por dia através do Instagram Stories, porém com início, meio e fim para não confundi-lo. Evite postar coisas aleatórias.

10) Conheça a Sua Concorrência

É muito importante conhecer quem são seus concorrentes diretos e indiretos, portanto visite páginas de empresas do mesmo segmento que o seu negócio e busque inspiração para criar estratégias originais e que funcionem.

Coloque em prática essas dicas e o seu negócio terá muito mais relevância no ambiente digital. Desejamos a você muito sucesso!

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