Nos últimos anos, os avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento dos consumidores impactaram diretamente o marketing digital. Esse mercado vem evoluindo de forma muito rápida e os profissionais da área buscam se adaptar as novidades a fim de planejar melhor suas estratégias e alcançar seu público alvo. Para conseguir uma audiência qualificada, a empresa precisa conhecer as preferências de seu público e encontrar a melhor forma de se comunicar com ele, só assim poderá se destacar em meio a diversos produtos e serviços oferecidos.
O Uso Mobile e a Localização em Tempo Real
O número de usuários com smartphones cresceu significativamente nos últimos anos e a tendência é que esse engajamento através do tráfego mobile cresça. Os usuários procuram respostas imediatas para solucionarem seus problemas de forma simples e rápida. A tecnologia na palma da mão tornou muito mais ágil as interações.
Os usuários preferem realizar uma busca online através de um dispositivo móvel do que sentar à frente de um computador. Esse hábito foi constatado por uma pesquisa realizada pela consultoria Provokers para a Google Brasil que revelou que 79% dos usuários de smartphones esperam obter informações imediatas na internet. Além disso, uma estratégia em notável crescimento é a de geolocalização de um dispositivo móvel. Que pretende impactar o usuário e oferecer a ele algum produto ou serviço que esteja disponível de sua localização e em tempo real.
Novo Tipo de Publicidade: Influencer Marketing
A quantidade de informações que temos acesso hoje pela internet possibilitou o surgimento de um novo tipo de publicidade: o influencer marketing. Uma pessoa com muitos seguidores e influência digital, indica os produtos de uma determinada empresa, conversa de forma simples e informal com o usuário despertando nele o desejo de consumir aquele produto. Essa estratégia vem sendo adotada por diversas marcas.
O investimento na área tem crescido e a tendência é que os digital influencers sejam cada vez mais aliados das marcas no momento de impactar o público. E o engajamento da audiência nas redes sociais (facebook, youtube, instagram) é essencial para a estratégia. Os micro influenciadores (com menos de 30 mil seguidores nas redes) também vêm sendo procurados para a realização de campanhas estratégicas de grandes marcas.
O formato audiovisual está em alta no mercado publicitário. Segundo uma pesquisa da Cisco, cerca de 82% do tráfego da internet será apenas em vídeos até 2020. A partir de dados como esse é que as empresas começam a enxergar o impacto que o conteúdo em vídeo causa na audiência, além do engajamento do público, o aumento no ranking dos mecanismos de busca e nas taxas de tráfego de seu site.
As marcas buscam oportunidades para criar conteúdos relevantes, criativos e personalizados. Elas investem em anúncios no Youtube com o intuito de dar uma ampla visibilidade para suas campanhas.
Realidade Virtual e Aumentada
A cada dia os recursos tecnológicos permitem novas ferramentas, oportunidades e recursos para a comunicação com os seus clientes. De acordo com um relatório da Digi-Capital a tecnologia de realidade virtual promete movimentar cerca de US$ 108 bilhões até 2020. E a tendência é que ela seja cada vez mais utilizada devido as possibilidades de interação com os usuários.
Já a realidade aumentada pode ser utilizada no marketing para auxiliar o cliente na hora da tomada de decisão da compra, oferecendo uma experiência interativa, por exemplo.
A Inteligência Artificial e a Automação de Processos
Vivemos em uma era tecnológica e as grandes marcas e empresas estão adotando estratégias que incorporam a inteligência artificial para automação e otimização de seus serviços. Dentre as principais tecnologias que já estão sendo utilizadas em diversas empresas destacam-se: os chatbots, a internet das coisas e machine learning. A tendência é a expansão desse tipo de estratégia de marketing, por isso as empresas precisam estar atentas para se adaptarem a essa realidade.
Chatbots
No cenário atual de crescimento da inteligência artificial surgem os chatbots. Uma tecnologia voltada para comunicação e atendimento aos clientes de forma prática, simples e efetiva. Eles são robôs que funcionam como assistentes virtuais a fim de oferecer informações relevantes para os clientes.
A tecnologia permite a otimização dos processos e tarefas de inúmeros funcionários de uma empresa. Muitas adotaram os chatbots como uma alternativa para atendimento online 24h disponível para seus clientes. Plataformas como Slack, Telegram, Facebook Messenger e SMS já utilizam. A maior vantagem está na automatização dos serviços e na redução de custos.
Análise de Dados
Os consumidores se tornaram muito mais exigentes em suas compras ou a contratarem um serviço devido a grande quantidade de dados a que são expostos diariamente. Portanto, os profissionais de marketing precisam não só coletar as informações demográficas e comportamentais, mas sim avaliar a qualidade desses dados a fim de criar estratégias que realmente causem impacto na audiência correta.
Uma plataforma de gerenciamento de dados (ou DMP) pode contribuir bastante para que os anunciantes entendam melhor o seu público, e ainda, no planejamento de ações, campanhas e produção de conteúdo relevante para ele. Quando a marca entende o seu público, ela pode segmentar a informação e distribuí-la de forma direcionada gerando resultados positivos e maiores.
Interfaces de Conversação – Busca por Voz
A busca por voz ainda não representa um diferencial das empresas, porém de acordo com o Google seu volume de buscas realizadas chega a 20% e a tendência é de crescimento ainda esse ano. Costumam dizer que o Google sabe tudo o que você faz na internet, isso pode ser verdade, já que além de registrar as pesquisas por texto realizadas através do buscador, ele também grava todas as buscas por voz que você já fez.
Quer fazer um teste? Basta que você esteja logado na sua conta Google e clique neste link. Você terá acesso a todas as informações separadas por data e horário, e ainda é permitida a reprodução dos áudios, porém esse recurso é privado e te permite excluir o arquivo, se desejar.
Apesar de ser uma tecnologia nova, segundo especialistas ela veio para ficar. As marcas estão descobrindo novas possibilidades de interfaces de conversação e diversos dispositivos controlados por voz como, da Apple, a Alexa da Amazon, Siri e Google Home tornaram-se ainda mais populares no último ano.
Sua Empresa Está Preparada?
A cada dia as empresas esperam resultados melhores e imediatos, portanto precisam estar atentas as mudanças e transformações no mercado, a fim de adotar estratégias específicas que possam realmente ajudá-las a conquistar o sucesso.